Couve flor - 8 razões para comer + receita incluída
Diz-se que alguns dos alimentos mais nutritivos são aqueles que apresentam cascas mais coloridas. Embora verdadeiro até certo ponto, esse ditado não faz justiça à couve-flor, um vegetal crucífero que não teria parecido tão diferente do brócolis não fosse por sua coloração branca.
Mas não se engane. A couve-flor é mais do que uma prima mais pálida do brócolis. É uma usina de nutrientes que se orgulha de uma ampla gama de macro e micronutrientes, bem como de vários antioxidantes poderosos.
Os muitos benefícios para a saúde da couve-flor
Se consumida como parte de uma dieta nutritiva, a couve-flor pode trazer alguns benefícios incríveis para a saúde.
Esses incluem:
- Combate a inflamação - a couve-flor está repleta de antioxidantes poderosos, como a quercetina, o beta-caroteno e o ácido cinâmico. Esses antioxidantes protegem as células da inflamação, que pode danificar as células e desencadear o aparecimento de várias doenças crônicas.
- Ajuda na saúde do coração - o sulforafano, outro antioxidante encontrado na couve-flor, ajuda a proteger o coração da inflamação e da pressão alta. Enquanto isso, os ácidos graxos ômega-3 na couve-flor ajudam a reduzir os níveis de colesterol. Pressão alta e colesterol alto podem causar doenças cardíacas.
- Reduz o risco de câncer - Como outros vegetais crucíferos, a couve-flor é uma excelente fonte de compostos ricos em enxofre, que demonstraram ter efeitos protetores contra câncer de mama, fígado, cólon, bexiga e pulmões.
- Apoia a saúde e o desenvolvimento do cérebro - A couve-flor promove uma melhor saúde do cérebro, graças ao seu alto teor de colina. Este nutriente essencial está envolvido no desenvolvimento do cérebro e desempenha um papel crítico na regulação do humor e na melhoria da memória.
- Melhora a digestão e a saúde geral do intestino - A fibra da couve-flor auxilia na digestão, ajuda a regular a evacuação e alimenta as bactérias benéficas no intestino que o protegem de agentes nocivos.
- Promove a saúde renal ideal - Rica em vitamina C, ácido fólico e fibras, a couve-flor ajuda o corpo a combater as toxinas, um processo natural supervisionado pelos rins.
- Constrói e mantém ossos fortes - Os baixos níveis de vitamina K estão associados a um maior risco de fraturas e problemas ósseos, como osteoporose. Mas comer couve-flor pode ajudar a prevenir isso, graças ao alto teor de vitamina K do vegetal.
- Aumenta a saúde da pele e do cabelo - Coma alguma couve-flor para uma pele brilhante e um cabelo mais saudável. A vitamina C na couve-flor aumenta a produção de colágeno, a proteína que fortalece o cabelo, a pele, as articulações e os ossos.
Receita de sopa de couve-flor ao curry
Nada grita mais conforto em uma tigela do que sopa de couve-flor com curry em uma noite fria de outono. Esta sopa reconfortante fornece a quantidade certa de tempero e calor. Além disso, a cremosidade do leite de coco adiciona uma textura suave e agradável à sopa.
Ingredientes para 2 porções:
- 4 dentes de alho fatiados
- 2 cebolas picadas
- 1 alho-poró fatiado
- 1 colher de sopa de curry médio em pó
- Caule de couve-flor, picado grosseiramente
- Coentro fresco
- Leite de côco
- Azeite
- Sal
Preparação:
- Aqueça o azeite em uma panela em fogo baixo-médio.
- Refogue a cebola, o alho-poró e o curry em pó.
- Refogue o talo da couve-flor picada e tempere com sal.
- Despeje água fria suficiente na panela para cobrir os ingredientes.
- Ferva por 5 a 10 minutos ou até que a couve-flor amoleça.
- Despeje o leite de coco e mexa bem para incorporar.
- Despeje a sopa em um processador de alimentos e pulse até ficar homogêneo.
- Aqueça a sopa novamente e cubra com coentro fresco antes de servir.
Nota:
- Você pode adicionar cúrcuma moída e outras especiarias de sua escolha para uma sopa mais saborosa.
- Esta receita usava leite de coco, mas você também pode usar outros substitutos do leite à base de plantas de sua preferência.
- Para estender sua vida útil, deixe a sopa esfriar completamente antes de despejá-la em um recipiente próprio para congelador. Você pode mantê-lo no freezer por até três meses.